terça-feira, 17 de março de 2009

homestay

Good Night!

Estou sem sono e resolvi escrever algumas coisas que estou passando aqui.
Eu estou morando na famosa Homestay, uma familia que eu paguei para estar na casa deles. Esta é minha segunda semana aqui. Quando cheguei eles foram super simpáticos, me falaram algumas regras e também algumas dicas (por exemplo o buscard e o kiora card).
A minha familia é composta de uma senhora de uns 70 e poucos anos maori, e um senhor alemão mais velho que ela.
Minha casa fica em Onehunga, 1 hora do centro da cidade, não por ser longe, mas é que tenho que andar uns 15 minutos ate o ponto e o onibus anda devagar também. Porque aqui não tem cobrador, então o motorista que faz tudo.
Uma coisa que não gosto da minha homestay é que não tem internet .. :( isso é péssimo porque quem que viaja e não quer falar de uma forma barata com sua familia, então sempre bom especificar internet para uso quando for preencher o formulário da sua homestay.
Algumas das regras que são dificies engolir: banho de 6 minutos (tem um japonês que na casa dele ele deve tomar banho em 5 ...), algumas casas você deve tirar os sapatos e entrar descalços na casa (aqui é assim,é muito estranho você se vestir e derepente você sente que falta algo em voce hehehe creio que nesta casa nasceu da cultura maori, mas não tenho certeza.
Você precisar fechar suas janelas, avisar quando for chegar mais tarde, caso tenha pagado pelo jantar.
Você não pode tomar banho após as 9 pm, isso aqui, não sei disso em outras casas. Hoje por exemplo não posso tomar banho hehehe vou dormir sujinha .. eca!
Uma coisa que brigaram comigo é que fecho a porta do banheiro depois que saio ... não vejo problema nisso, mas eles insistiram ...
Tem algumas coisas que parecem ser implicância e que são custumes que não vem de cultura, por isso eu resolvi mudar minha homestay, para saber até onde é normal as atitudes aqui.
E costumes são dificeis de se mudar, porque eles tem o dele e eu também tenho os meus, imagino que eles devem ser compreensivos e nós tentarmos nos adapatar, mas sempre tem algo que esquecemos, podemos até lembrar depois, mas quando você vê vvocê já fez.
Algumas pessoas preferem alugar flat ou ficar em hostel que além de mais barato você não fica sendo observado o tempo todo.
Homestay também tem seu lado bom, aqui não lavo louça, não lavo roupa, não limpo casa, tudo isso está incluso no preço que você paga (que não é barato).
Bom, minha dica para quem pretende viajar é pagar só uma semana de homestay e procurar um lugar para ficar perto da escola. Você passa por esta experiência e depois não precisa pegar mais onibus e ser o assunto da casa!
:e isso ai que achei da experiência da homestay, no fim das contas acho melhor dividir um ap, ou ter seu espaço.
Hug!

4 comentários:

  1. Putz... saber a diferença entre o que é costume ou mania é complicado... vc ainda tem mais 2 semanas de homestay?! Espero que a próxima tenha pelo menos internet... ;)
    Bjus! Miss you!

    ResponderExcluir
  2. Eita amiga!
    Pois é essa é a convivência diária com as pessoas... mesmo as que conhecemos é assim...
    Lembre-se vc pode tudo!!!!kakakakak

    ResponderExcluir
  3. ahh Maoli.. vc nunca foi chegada em banho mesmo, isso vc tira de letra..rs
    Cadê as fotos daí? Quero ver!
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. nossa q loko isso... continua escrevendo pq depois vc nem lembra de contar tudo! Queremos ver fotos!

    ResponderExcluir